ARQUIVOS, IMAGENS, TEXTOS E REPORTAGENS SOBRE RITA LEE, A BIG MAMMA DO ROCK

segunda-feira, 8 de junho de 2009

1992: Rita 'encarna' Raul

Folha de São Paulo: Rita Lee encarna Raul Seixas em curta-metragem
Rita, vestida como Raul Seixas

Rita Lee está filmando o curta-metragem "Tanta Estrela Por Aí", no papel de Raul Seixas. Com direção do filósofo-cineasta Tadeu Knudsen, o filme deve estrear até janeiro. É o segundo curta de Knudsen. O primeiro, "Espectador" (89), recebeu o prémio de crítica e montagem em Gramado e Brasília.
"Tanta Estrela Por Ai" se refere a um episódio real da vida de Raul. Em 84 ele foi fazer um show em um clube lotado, na Grande São Paulo. Quando entrou no palco, foi confundido com um "cover" de si mesmo. Houve pancadaria e o cantor, sem documentos, foi parar na delegacia. "Confessou" ser um impostor para parar de apanhar e só foi solto quando sua mulher mostrou os documentos à polícia.
Rita Lee vive Raulzito Pantera. Participam ainda do elenco, sem cobrar cache, Otávio Augusto, Cláudio Mamberti e Marisa Orth (como a mulher de Raulzito).
Rita Lee diz que o convite para o filme "veio em uma época em que estava com Raulzito na cabeça, na veia. Ele aparecia nos meus sonhos e havia os livros sobre ele em minha mesa". Ela afirma que está feliz em "receber o santo" de Raul. "Recebo mesmo. Sinto o Raul o tempo todo. É como se estivesse dando um telefonema. Fiquei até parecida com ele..."
Tanto que nas filmagens de antontem Rita Lee repetiu, de um modo mais "light", o episódio vivido por Raul Seixas. Entrou no palco de barba, peruca, vestindo as roupas de Raul. Como não falou com o público nem cantou, a plateia se perguntava se era mesmo ela. Rita Lee conheceu Raul no Festival da Canção, em 68. "O lado radical dele é o que mais me atrai. Ele era um roqueiro planetário, corajoso. Somos da mesma tribo'', disse.




Foto de Rita no túmulo de Raul (contribuição de Eliana)

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se houve alguma parte gravada em Campinas no Centro de Conveniencia. Meados dos anos 90 pela madrugada?. Como foi uma epoca punk da minha vida , tudo indica que eles precisaram de pessoas com a mão para cima fazer uma tipo de plateia. Eu esta lá. Gostaria que alguem me respondesse se é fato ou viagem. Meu e-mail é paulo_gorni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sim, Paulo! A gravação foi numa lona, montada como um circo, em Campinas. Durante a madrugada. É fato.

    ResponderExcluir