ARQUIVOS, IMAGENS, TEXTOS E REPORTAGENS SOBRE RITA LEE, A BIG MAMMA DO ROCK

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Rita Lee - A vida e a glória de uma superestrela - parte 2

Era uma vez uma mocinha que gostava muito de música
O O'Seis (acima) foi o último grupo formado por Rita antes dos Mutantes, já com Sérgio (à esquerda na foto) e Arnaldo (atrás de Rita). O Tulio's Trio nasceu da dissolução das Teenage Singers, seu grupo de escola.


Hora do recreio no Lyceu Pasteur, imponente e tradicional colégio paulistano, de orientação francesa. Hordas de garotas adolescentes invadem o pátio, e logo vários grupinhos se formam. Um deles se destaca por ser o mais barulhento de todos. Nele, além das vozes das garotas, ecoa a mil por hora a voz de Elvis Presley, saída de uma vitrolinha portátil. No centro da confusão, a mocinha Rita Lee e suas amigas vibram com o novo sucesso do rei do rock, e sonham em formar um grupo musical.
Poucos meses e muitos sonhos depois, surge a grande chance: a rádio Record anuncia um con¬curso de conjuntos para o sábado seguinte, em meio a uma festa animada pelos Jet Blacks e por Prini Lorez.
Durante aquela semana, Rita e três colegas suas — Jean, Beatrice e Suely — ensaiaram feito loucas. No grande dia, elas entraram no palco da rádio para cantar To Love Tomorrow, um sucesso das Shirelles. Nascia o primeiro grupo formado por Rita Lee: as Teenage Singers, que fizeram brilhante carreira cantando nas festas da escola.
Para Rita, a música começava a representar uma opção real em sua vida, e ela resolveu dar o primeiro susto na família. Em vez do baile de formatura de ginásio, tão sonhado pelas meninas da época, Rita pediu ao pai uma bateria Caramuru, seu primeiro instrumento. O pai concordou em gastar os 29 cruzeiros que custava a bateria, na esperança de que tudo aquilo fosse uma empolgação passageira. Nessa época, ele nem desconfiava que, à noite, Rita pulava a janela da casa e ia tocar nos bailes dos colégios.
Um dia. durante uma apresentação no colégio Arquidioce¬sano, Rita começou a se contorcer de dor. Era apendicite aguda! Seus pais, é claro, foram avisados e, depois de muita bronca, entenderam que a paixão de Rita pela música era pra valer, e que dificilmente ela seguiria a carreira de médica veterinária que Dr. Charles sugeria.
As Teenage Singers finalmente se separaram, restando apenas Rita e Suely. Elas formaram um novo grupo com um rapaz franzino chamado Tulio, que tocava piano e cantava muito bem, no estilo Ray Charles. Nascia o Tulio's Trio, que se apresentava nas jam-sessions promovidas no auditório da Folha, e que teria um final trágico, com a morte de Tulio num acidente de carro.

Mas logo Rita formava um novo grupo com uma amiga chamada Rosa no piano, Eliane na sua bateria Caramuru e ela própria dedilhando um contrabaixo emprestado de um garoto dentuço chamado Arnaldo Baptista. Esse grupo nem chegou a ser batizado porque, em sua primeira apresentação, as meninas conhe-ceram a patota do dono do contrabaixo, que tinha uma banda chamada Os Caras de Pau. Como eles eram bons no instrumental e ruins nos vocais, Rita propôs que as meninas e os meninos se juntassem num mesmo grupo. Foi um sucesso! Só que nos primeiros ensaios muita gente caiu fora. Rita ficou sendo a única menina, fazendo vocais para os meninos: Arnaldo, Rafael, Pastura, Moggy e Sérgio, irmão mais jovem de Arnaldo. Nascia o O'Seis, que chegou a participar de um dos primeiros programas da Jovem Guarda, e a gravar um compacto com a música O Suicida. Mas o disquinho nunca saiu, o grupo se dissolveu em desgosto e ficou apenas o seu núcleo: Rita, Arnaldo e Sérgio. Estava lançada a semente dos Mutantes.

Um comentário:

  1. Tenho o compacto para venda. Interessados, faççam contato. Disco em excelente estado. Só para colecionadores: estenopeica@gmail.com

    ResponderExcluir